segunda-feira, 25 de julho de 2011

Rui Veloso - Máquina Zero



Letra da música aqui



Analisando a letra, surgiu um debate sobre esta canção. Vejam:

Manuel David Masseno:” Serviço Militar Obrigatório. Processo de Inspeção dos Recrutas.

Taís Marques Porto:” Direitos Humanos.

José Carlos Filho Puca: Realmente, serviço obrigatório não combina com Direitos Humanos. Assim como também não se combina cidadania com obrigação de voto.

Taís Marques Porto:” Concordo plenamente!

Manuel David Masseno Estimado José Carlos Filho Puca, quanto ao voto, considero que deveria ser um ónus e não um dever, isto é, apenas quem trabalha para ou recebe prestações diretas dos poderes públicos, nomeadamente subsídios, ficaria sujeito a tal regra, enquanto contrapartida cívica mínima.

José Carlos Filho Puca:” Prezado Manuel David Masseno, eu vejo na obrigação dois grandes problemas: a compra de votos e o voto sem qualquer convicção (ou de deboche). A obrigação sempre é um fardo que não se deveria incutir em cidadãos.

Alexandre Melo Franco Bahia: Amigos Manuel David Masseno eJosé Carlos Filho Puca: este é um debate longo.... o pessoal da Ciência Política, principalmente os comunitaristas, vão dizer que o voto é civicamente pedagógico... cá entre nós, sempre fui crítico disso: voto é direito, não dever!!!! Não se obriga ninguém a ser cidadão.”

José Carlos Filho Puca:” Alexandre Melo Franco Bahia, concordo integralmente. O que se pode considerar civilmente pedagógico, quando temos, ainda, os verdadeiros currais eleitorais? E, quanto ao que você afirma: sem dúvida, cidadania se constrói com direitos e não com deveres. Sem dúvida, em determinados momentos, o dever é condição do exercício, até mesmo para terceiros, mas jamais por imposição para um serviço militar e um voto que poderia ser consciente e deixar de ser por um saco de cimento.Aonde está a pedagogia na compra de votos e nos currais?

Alexandre Melo Franco Bahia:” E voto obrigatório para as pessoas mostrarem sua insatisfação votando no Tiririca...Verdade seja dita: o ACM era tudo menos falso; ele dizia que era contra o voto facultativo porque daí só "petista" iria sair de casa para votar.

José Carlos Filho Puca:” Pois é...

Taís Marques Porto:” O exercício do voto fortalece a cidadania e amadurece o cidadão.A duras penas.

José Carlos Filho Puca:” Exercício... não dever-ser. Não obrigação. Exercício.

Carla Eugenia Caldas Barros:” Excelente debate..

Manuel David Masseno:” Estive lendo as vossas considerações e me ocorreu a questão do dever fundamental de pagar impostos, para citar a Tese do Prof. José Casalta Nabais..

José Carlos Filho Puca:” Manuel David Masseno, já li sobre este Direito Fundamental, que, até poderia ser considerado como tal, se houvesse a devida contraprestação pelo Estado.E, não há. Assim, teria eu o Direito Fundamental de opor-me aos tributos.

Alexandre Melo Franco Bahia:” Na Espanha há esse direito de oposição, estou certo?


Os Meninos de Huambo







Os Meninos de Huambo
Composição: Rui Monteiro
Com fios feitos de lágrimas passadas
Os meninos de Huambo fazem alegria
Constroem sonhos com os mais velhos de mãos dadas
E no céu descobrem estrelas de magia
Com os lábios de dizer nova poesia
Soletram as estrelas como letras
E vão juntando no céu como pedrinhas
Estrelas letras para fazer novas palavras
Os meninos à volta da fogueira
Vão aprender coisas de sonho e de verdade
Vão aprender como se ganha uma bandeira
Vão saber o que custou a liberdade
Com os sorrisos mais lindos do planalto
Fazem continhas engraçadas de somar
Somam beijos com flores e com suor
E subtraem manhã cedo por luar
Dividem a chuva miudinha pelo milho
Multiplicam o vento pelo mar
Soltam ao céu as estrelas já escritas
Constelações que brilham sempre sem parar
Os meninos à volta da fogueira
Vão aprender coisas de sonho e de verdade
Vão aprender como se ganha uma bandeira
Vão saber o que custou a liberdade
Palavras sempre novas, sempre novas
Palavras deste tempo sempre novo
Porque os meninos inventaram coisas novas
E até já dizem que as estrelas são do povo
Assim contentes à voltinha da fogueira
Juntam palavras deste tempo sempre novo
Porque os meninos inventaram coisas novas
E até já dizem que as estrelas são do povo


Manuel David Masseno lembra que estão presentes na canção o Direitos da Criança, Direito à Educação, Direito à Auto-determinação e à Independência. Além dos símbolos Nacionais.



Enviado por Manuel David Masseno.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

É Terça Feira






É Terça Feira
Composição: Sérgio Godinho
É terça-feira
e a feira da ladra
abre hoje às cinco
de madrugada
E a rapariga
desce a escada quatro a quatro
vai vender mágoas
ao desbarato
vai vender
juras falsas
amargura
ilusões
trapos e cacos e contradições

É terça-feira
e das cinzas talvez
amanhã que é quarta-feira
haja fogo outra vez
o coração é incapaz de dizer
"tanto faz"
parte p´ra guerra
com os olhos na paz

É terça-feira
e a feira da ladra
quase transborda
de abarrotada

E a rapariga
vende tudo o que trazia
troca a tristeza
pela alegria

E todos querem
regateiam
amarguras
ilusões
trapos e cacos e contradições

É terça-feira
e das cinzas talvez
amanhã que é quarta-feira
haja fogo outra vez
o coração
é incapaz
de dizer
"tanto faz"
parte p´ra guerra
com os olhos na paz

É terça-feira
e a feira da ladra
fica enfim quieta
e abandonada
e a rapariga
deixou no chão um lamento
que se ergue e gira
e roda com o vento
e rodopia
e navega
e joga à cabra-cega
é de nós todos
e a ninguém se entrega

É terça-feira
e das cinzas talvez
amanhã que é quarta-feira
haja fogo outra vez
o coração
é incapaz
de dizer
"tanto faz"
parte p´ra guerra
com os olhos na paz



Manuel David Masseno encontra na letra da música disciplina dos mercados de rua. Além disso, traz um breve glossário para melhor entender o teor da melodia:
·         "Feira da Ladra" = tradicional feira de coisas em segunda mão de Lisboa
·         "rapariga" = forma feminina de rapaz



Carla Eugenia Caldas Barros comenta sobre outros assuntos do Direito na canção como o comercio - comércio ambulante- empresário individual..




terça-feira, 21 de junho de 2011

Ai, que saudades da Amélia!!!





Ai Que Saudades Da Amélia
Composição: Ataulpho Alves - Mário Lago
Nunca vi fazer tanta exigência
Nem fazer o que você me faz
Você não sabe o que é consciência
Nem vê que eu sou um pobre rapaz
Você só pensa em luxo e riqueza
Tudo que você vê você quer
Ai, meu Deus, que saudade da Amélia
Aquilo sim é que era mulher
Às vezes passava fome ao meu lado
E achava bonito não ter o que comer
E quando me via contrariado
Dizia: Meu filho, que se há de fazer
Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade
Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade
Às vezes passava fome ao meu lado
E achava bonito não ter o que comer
E quando me via contrariado
Dizia: Meu filho, que se há de fazer
Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade
Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade






Na discussão sobre a canção surgem os seguintes comentários:

Carla Eugenia Caldas Barros ressalta os  direitos das mulheres.

Sergio Lucas, comenta:  


“Amélia passou a ser apontada, injustamente, como símbolo de submissão feminina. Mas a frase é: "às vezes passava fome AO MEU LADO". Ora, onde está escrito que somente os ricos podem amar?

Bom, a música é anterior à Constituição de 88. Ataulfo e Mário Lago fizeram um clássico em que o amor é superior às privações. Agora, pergunta que não quer calar: por que eles não continuaram juntos?


“CF, Art. 7º - São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
IV - salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.”
E continua:
"Às vezes passava fome ao meu lado e achava bonito não ter o que comer" - agora sim!


“Como nós mulheres éramos tratadas legalmente antes do estatuto da mulher casada? Iguais aos loucos de todo gênero!!!

Sergio Lucas, finaliza:

“Dra. Andréa também acredito que Amélia teria morrido. Caso contrário não haveria razão para o término do relacionamento.

Olha Pro Céu (Elba Ramalho)

São João chegando, curtam Elba Ramalho.







Olha Pro Céu
Composição : Luíz Gonzaga/José Fernandes
Olha pro céu meu amor
Veja como ele está lindo
Olha pra'quele balão multicor
Que lá no céu vai sumindo

Foi numa noite
Igual a esta
Que tu me deste
O teu coração
O céu estava
Todinho em festa
Pois era noite de São João
Havia balões no ar
Xote e baião no salão
E no terreiro o seu olhar
Que incendiou meu coração

Gilberto Gil - Esperando na Janela

Vamos olhar os direitos reais nesta canção!







Esperando na Janela
Composição : Gilberto Gil / Targinho Gondim / Manuca Almeida | Raimundinho do Acordeon
Ainda me lembro do seu caminhar
Seu jeito de olhar, eu me lembro bem
Fico querendo sentir o seu cheiro
É daquele jeito que ela tem
O tempo todo eu fico feito tonto
Sempre procurando, mas ela não vem
E esse aperto no fundo do peito
Desses que o sujeito não pode aguentar, ah
E esse aperto aumenta meu desejo
Eu não vejo a hora de poder lhe falar
Por isso eu vou na casa dela, ai, ai
Falar do meu amor pra ela, vai
Tá me esperando na janela, ai, ai
Não sei se vou me segurar
Ainda me lembro do seu caminhar
Seu jeito de olhar, eu me lembro bem
Fico querendo sentir o seu cheiro
É daquele jeito que ela tem
O tempo todo eu fico feito tonto
Sempre procurando, mas ela não vem
E esse aperto no fundo do peito
Desses que o sujeito não pode aguentar, ah
E esse aperto aumenta meu desejo
Eu não vejo a hora de poder lhe falar
Por isso eu vou na casa dela, ai, ai
Falar do meu amor pra ela, vai
Tá me esperando na janela, ai, ai
Não sei se vou me segurar

domingo, 19 de junho de 2011

Rua da Passagem (trânsito)


Nesta canção, percebam noções sobre direito no trânsito e direitos fundamentais.
Curtam a música!




Rua da Passagem (trânsito)
Composição : Arnaldo Antunes / Lenine
Os curiosos atrapalham o trânsito
Gentileza é fundamental
Não adianta esquentar a cabeça
Não precisa avançar no sinal
Dando seta pra mudar de pista
Ou pra entrar na transversal
Pisca alerta pra encostar na guia
Pára brisa para o temporal
Já buzinou, espere, não insista,
Desencoste o seu do meu metal
Devagar pra contemplar a vista
Menos peso do pé no pedal
Não se deve atropelar um cachorro
Nem qualquer outro animal
Todo mundo tem direito à vida
Todo mundo tem direito igual
Motoqueiro caminhão pedestre
Carro importado carro nacional
Mas tem que dirigir direito
Para não congestionar o local
Tanto faz você chegar primeiro
O primeiro foi seu ancestral
É melhor você chegar inteiro
Com seu venoso e seu arterial
A cidade é tanto do mendigo
Quanto do policial
Todo mundo tem direito à vida
Todo mundo tem direito igual
Travesti trabalhador turista
Solitário família casal
Todo mundo tem direito à vida
Todo mundo tem direito igual
Sem ter medo de andar na rua
Porque a rua é o seu quintal
Todo mundo tem direito à vida
Todo mundo tem direito igual
Boa noite, tudo bem, bom dia,
Gentileza é fundamental
Pisca alerta pra encostar na guia
Com licença, obrigado, até logo, tiau.